Nada como entregar a tarefa a quem entende do riscado. Com a consultoria de Sérgio Spadari, chegou-se à configuração ideal de um closet para dois adultos, onde prateleiras, cabideiros e gavetas têm sua área e localização meticulosamente calculados. “Projetos sob medida aproveitam todos os cantos, sobretudo na altura, respeitando o físico dos moradores”, diz Sérgio. Em uma planta de 1,80 x 2 m, até a parede do fundo entra no jogo, ocupada por ganchos para acessórios. O espelho é fixado atrás da porta do ambiente. Já Sandra Pina, dá as dicas para manter roupas e sapatos acessíveis, procurando não avançar no território alheio. “O espaço da mulher é sempre maior”, avisa.
Armários para adultos devem ter, pelo menos, 60 cm de profundidade, enquanto a área de circulação não pode ser inferior a 66 cm – sem essa folga, fica difícil abrir gavetas e retirar cabides dos varões. Em plantas enxutas, portanto, armários abertos são altamente recomendados. “Uma porta isolando o closet do quarto já reduz bastante o acúmulo de pó”, afirma Sérgio Spadari.
Com os pés firmes no chão. Aproveitar toda a altura do ambiente não significa fazer alongamento. As últimas prateleiras ficam reservadas a malas e peças pouco usadas, armazenadas em caixas ou sacos de tecido. “Faça o revezamento das roupas de uma estação para outra e evite embalagens plásticas, que concentram umidade”, avisa Sandra Pina, lembrando que os sacos a vácuo são exceção à regra.
Pilhas comedidas. Prateleiras são ideais para roupas dobradas. Atenção, porém, ao definir a distância entre as pranchas. Cerca de 30 cm é uma altura razoável para armazenar volumosos pulôveres de lã, mas a medida não funciona para malhas finas – pilhas muito altas desabam facilmente. Gavetas para itens pequenos. Elas guardam roupas íntimas, meias, gravatas e bijuterias. Por isso, devem se localizar da linha da cintura para baixo e ser rasas, com uns 20 cm de altura. Divisórias internas removíveis, de plástico ou acrílico, são a opção mais prática para evitar que o conteúdo deslize e se misture.
Fonte: Casa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário